Golpe da falsa cobrança de tributos é aplicado no litoral de SP; prefeitura faz alerta
18/02/2026
(Foto: Reprodução) Golpe de cobranças falsas de tributos vêm sendo aplicado em Mongaguá
Divulgação/Prefeitura de Mongaguá
Um golpe de cobranças de tributos vêm sendo aplicado em moradores de Mongaguá, no litoral de São Paulo, nos bairros Jardim Praia Grande e Santa Eugênia. Segundo a prefeitura, o fraudador se apresenta como um agente municipal responsável pela quitação de dívidas dos cidadãos, apresentando documentos e maquininha para pagamento dos valores falsos.
O golpe em questão é aplicado da seguinte forma: O fraudador bate de porta em porta, dizendo ser um funcionário da Prefeitura. Ao ser atendido, entrega um panfleto com uma logomarca municipal e informa um suposto débito daquele cidadão. Depois, oferece uma máquina de cartão de crédito ou débito para quitação imediata do valor falso.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
A prefeitura alerta que os cidadãos devem ter atenção redobrada neste momento e realizar a quitação de qualquer débito relacionado à municipalidade diretamente no Paço Municipal de Mongaguá, no setor correspondente.
De acordo com a Administração Municipal e a Unidade Gestora de Arrecadação, não são realizadas cobranças oficiais porta a porta e a logomarca exibida nos golpes não condiz com a identidade visual da atual gestão. Além disso, ressaltam que procedimentos deste tipo não são autorizados e realizados por nenhum servidor público.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
A Guarda Civil Municipal (GCM) segue na busca de identificar o suspeito pelos golpes, com patrulhamento intensificado nos bairros mencionados. Caso presencie ou receba uma abordagem desta maneira, a GCM e a Polícia Militar podem ser acionadas nos telefones 153 e 190, respectivamente.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos